RESUMO DAS ATIVIDADES DO COMÉRCIO ELETRONICO
DUPLA: Sabrina Aparecida Bellentier E Aline Leite Hahn
Marketing
e Internet
Tipos
de E-comerce
Internet
Banking
Produtos
e serviços na Internet Social E- comerce
Economia
Digital e Economia
Com a evolução da tecnologia, surgiu o chamado
marketing diferenciado ou segmentado, pelo qual as empresas procuram ajustar
suas estratégias a grupos de
consumidores, customizando suas ofertas de acordo com as necessidades
desses grupos, na década
de 1990, diversas
empresas procuraram realizar
o marketing individualizado ou
marketing um a
um, por meio
do qual cada
cliente é tratado
individualmente, a partir de um relacionamento estreito e interativo, em
que o cliente define as
especificações do produto
ou serviço que
melhor atendem às sua necessidades Tanto
no marketing segmentado quanto individualizado, o cliente passa a ter um
papel ativo na
definição da oferta
das empresas, o
que exige destas a personalização de seus produtos por
meios de comunicação e venda com o advento da tecnologia da informação e de
novos formatos de comunicação,
especialmente a internet, o marketing chega ao chamado marketing digital ou
e-marketing, conceito que
expressa o conjunto
de ações de
marketing intermediadas por
canais eletrônicos como a internet, em que o cliente pode controlar a quantidade e o tipo da informação recebida.
Marketing da internet
marketing significa um processo social onde pessoas ou grupos de pessoas
adquirem aquilo que precisam o que desejam com a oferta e negociação dos
produtos ou seja é um conjunto de estratégias, e ações que provem o
desenvolvimento lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado
consumidor.
Marketing na internet ou marketing digital vem passando por um processo de
crescimento rápido e vem ganhando vez em relação ao marketing direto pois
podemos oferecer catálogos de produtos para serem consultadas sem ter os gastos
com postagens e impressões e como para internet não tem fronteiras há uma
probabilidade bem maior de se conseguir fechar um negocio . Com o Marketing digital nos
encontramos as ferramentas de contribuições nos processos de venda que são os sites
os e-mail, os blogs, sms as redes
sociais quais são as estratégias do marketing digital.
Mas
não é somente compras individuais também temos os sites de compras individuais,
compras coletivas o que vem ser isso, as compras individuais entende-se que não
precisa de um numero mínimo de clientes ou compradores, já nas compras
coletivas é quando as lojas determinam estipulam determinado prazo entre 24
horas e 43 horas de duração de algumas ofertas e também determinadas uma
quantidade mínima de pessoas que devem procurar a loja e adquirir produtos. O
objetivo disso tudo promoção de grandes descontos e o aumento do numero de
clientes, mas a oferta somente será validada se a empresa conseguir atingir
numero estipulado de vendas, caso
contrario, a oferta é cancelada automaticamente, e o site então tem a
incumbência de entrar em contato com a empresa já para as empresas que
conseguiam alcançar os seus objetivos nas ofertas devem pagar uma taxa ao site
pela prestação de serviços.
Este
por sua vez tem oportunidade de atrair novos clientes divulgação de marcas da
empresa devido o baixo custo do marketing, o mesmo pode oferecer descontos
tendo com maior procura pelos clientes a moda restaurante, viagens e cursos.
Porém
como em todo comercio o consumidor tem seus direitos no comercio as mesmas
regras que são aplicadas ao comercio físico também são aplicadas nas lojas
virtuais entre elas a divulgação clara dos produtos bem como a devolução do
mesmo e ainda relembrando dos gastos do produto adquirido além de respeitar o
arrependimento do cliente na compra de um produto no prazo estipulado de 7
dias.
Busca
também faz parte das estratégias de marketing destes também tem os links
patrocinados este é um serviço que as empresas pagam um valor determinado pelo
numero de cliques que receberem além de afirmarmos mais uma vez que o impacto.
Do
marketing digital e bem maior que o marketing tradicional podem os dizer também
que podemos visualizar quantas pessoas acessaram o endereço eletrônico onde elas
estavam, ou melhor, de onde elas acessaram quanto tempo permaneceu no endereço
e se realizou adquiriu algumas das ferramentas contratadas.
Para um melhor resultado do negocio
é apresentação do site deve ser bem estruturada para poder transmitir uma ideia
de segurança ter clareza e de fácil manuseio de compreensão do consumidor
disponibilizar informações completas sobre o produto ou serviço oferecido.
Ei psiu como eu faço para divulgar
produtos e serviços no mundo inteiro, simples isso ocorre por meio de
utilização de blogs sites de empresas e redes sociais podemos falar também no
comercio social este por sua é a integração entre o comercio social, bom e o
que é uma loja virtual quais são as
vontades? Podemos entender por loja
virtual um endereço eletrônica onde se pode realizar compras e uma vitrine
serve para divulgar os produtos mais minuciosamente entre as vantagens podemos
destacar a comodidade pois você não precisa ir ate a loja basta apenas ir até o
computador e acessar o site não precisa respeitar o limite de horário pois você
acessa a hora que quiser além de adquirir produtos por preços bem mais
acessíveis.
Para
podermos transformar em um consumidor basta efetuar-se nossa primeira compra
porem aqueles serviços que vão além da compra e da venda engloba a atenção aos
consumidores prestação de serviços, a clientes e a cooperação entre empresas
recebe o nome de E BUSINES isso é igual a negocio eletrônico isso significa
comercio entre as empresas.
A
economia digital é um novo modelo econômico ou seja nova forma de mercado seu
principal surgimento se deu através das tecnologias da informação e
comunicação no
nosso mercado atual as empresas tem um foco aos produtos pois quanto melhor for
mais os clientes irão atrás.
Economia
digital as empresas que precisam dos clientes estes devem se sentir realizados
compreendidos bem atendidos além da qualidade preços e diferenciados e
atendidos, um suporte para que se eventualmente ocorra algo contra suporte para
que se eventualmente ocorra algo contra diretório com alguma compra o mesmo
este seja atendido compreendido imediatamente proporcionando ao mesmo entender
que ele é a peça mais importante para a empresa e que essa realmente preocupa
com ele para que desta forma este consumidor venha se transformar em um cliente
fiel.
Para que isto ocorra é preciso que a
empresa mostra o máximo de transparência e que a mesma é uma empresa seria
demostrando ética e responsabilidade social, relação com cliente
comprometimento. O
comercio eletrônico é aquela compra que ocorre através pela internet ou seja
uma pessoa consumidor acesso determinado endereço eletrônico, o comercio
eletrônico surgiu na década de 90 onde europeus e americanos ofertavam na
internet através da empresa seus serviços a vida não foi sempre boa pois com o
passar dos anos muitas empresas foram a falência causando um mau impacto para a
economia digital porem a partir de 2005 as vendas pel internet começaram
aumentar novamente e a medida que as empresas oferecem seus produtos e serviços
mais pessoas u a internet para realização de seus negócios.
Está
realidade já não está tão distante de nós pois só aqui no brasil no ano passado o
comercio eletrônico movimentou cerca de 24 e 12 bilhões de reais e quem mais
foram a s mulheres investindo em roupas e eletrodomésticos já para este ano
acreditasse que quem vai estar na área fazendo sucesso são os produtos de
origens digitais tais como filmes, músicas, tablets.
Além
de serviços também possuímos os cursos online temos a prova disso que na nossa
cidade em giruá possuímos cursos técnicos na modalidade a distancia e foram
muito bem aceitos não só pelo pessoal da cidade mas também pelo pessoal do
interior, mas para isso devemos explicar as causas desse sucesso e entre alas e
entre elas surge principalmente a comodidade pois você não precisa sair de
casa, preços atrativos, rapidez para encontrar qualquer tipo de serviço
produto, além da variedade e da comparação dos preços que se pode fazer pois o
que é que o consumidor procura? preço baixo e qualidade de produto mas as
vantagens não param por ai pois quem vende também usufrui benefícios pois seu comercio
pode ser consultado por todos uma vez que para o comercio eletrônico existem
fronteiras e nem limites de território custo de operação e custo de publicidade
bem menores que o comercio formal além de possuir mais estratégias pra
diferenciar e publicar seus produtos porem problemas do tipo: demora no prazo
de entrega dos produtos, e fraudes de empresários forte na mente das pessoas e isto causa
desvantagens e atraso nas vendas do comercio eletrônico.
Loja virtual é uma
pagina na internet com um software de gerenciamento para venda de produtos onde
o cliente digita o endereço digita o endereço eletrônico da loja, como por
exemplo: www.lojinha.com acessa o site e visualiza
os produtos disponíveis normalmente estão em destaque na página
principal, chamada de home, e também
distribuídos por segmentos nos menus de
informações da página, o que facilita a navegação dos cliente geralmente os
produtos em destaque na home são aqueles com preços mais atrativos, produtos do
momento os que mais vendem
ou ainda aqueles
com formas de
pagamento diferenciados
parcelamento, desconto para compras a vista, quando um empresário decide
aproveitar sua loja (também) na internet,
precisa ter consciência de que o que está ofertando é um produto.
Banking Albertin 1998 assevera que as instituições
bancária compõem o segmento que mais investe em Tecnologia da Informação, acarretando
uma redução nos custos consequente alavancagem competitiva. O segmento
bancário representa um ícone em relação aos efeitos dos paradigmas do comércio
eletrônico. É latente que este cenário vem exigindo uma maior otimização das
tecnologias de informação referentes ao
comércio eletrônico, no âmbito operacionalizaste e no arcabouço mercadológico de suas estratégias
competitivas. As transações bancárias
com base em
TI, com ênfase
na sistematização eletrônica
dos serviços bancários,
pretendem amortizar as
tarefas rotineiras dos
bancos, através da padronização de documentos que proporcionará uma
otimização nos serviços e a diminuição
dos altos custos operacionais das agências. A era da digitalização contribui
para que as redes armazenem, atualizem transportem os documentos digitalizados.
A segurança do acesso às informações
pode ser feita, por exemplo, por meio da autentificação por assinatura
eletrônica, uma senha personalizada que
o usuário digita na página do banco (via internet), não havendo a necessidade
de carimbo, devido aos softwares de criptografia sem dúvida,
a Internet revolucionou os
serviços bancários.
Os
principais impactos revelam que as principais operações de
compra, venda, empréstimos e
administração de recursos financeiros mudaram drasticamente com a inclusão
dos serviços bancários on-line. A competição dos bancos que possuem tecnologia
de ponta mostra-se bastante acirrada, obrigando os mesmos a criar serviços e
aprimorar os já existentes.
A
Internet Banking constitui-se uma solução viável para as
instituições bancárias. Todo o
processo fica a cargo do cliente: o computador, a ligação telefônica e o trabalho. Entretanto, as aquisições em
tecnologia de ponta e em pesquisas ficam
a cargo dos bancos, que procuram solucionar o problema das prestações de
serviços bancários através da modernização
de suas home pages. A imagem de uma empresa é o maior bem patrimonial que ela
possui. construir uma imagem talvez
seja um dos
mais importantes desafios, pois devemos ressaltar que não somente
a apresentação estética, logomarca e sua
comunicação visual, estamos falando de conceito, ou seja, o que representa para
as pessoas aquela empresa.